CartaExpressa
Bolsonaristas publicam vídeo manipulado contra Lula; veja o original
Nas redes sociais, apoiadores do presidente acreditaram – ou fingiram acreditar – na veracidade da gravação
O cantor Roger Moreira e outros bolsonaristas compartilharam nas redes sociais um vídeo manipulado contra o ex-presidente Lula. A velocidade da gravação foi reduzida por meio de um programa de edição. A autoria é atribuída a um canal identificado como No Brasil.
Nos comentários, apoiadores de Jair Bolsonaro acreditaram – ou fingiram acreditar – na veracidade do vídeo e mencionaram que Lula estaria embriagado durante a declaração.
A entrevista da qual o trecho foi extraído, que data de 21 de julho, foi concedida à rádio Jovem Pan de Sergipe. Na ocasião, Lula ironizou as ameaças de Bolsonaro sobre as eleições de 2022.
“O povo, e somente o povo, é que vai dar um jeito. Ai o Bolsonaro fala: ‘a lei do voto impresso, se não foi impresso eu fui roubado e também, se eu perder, eu não vou entregar a faixa’”, disse Lula. E emendou: “Ninguém quer receber a faixa de você, Bolsonaro. Sabe quem vai derrotar você? O povo brasileiro. Sabe quem vai passar a faixa para o próximo presidente? O povo brasileiro. Não precisa de você. Aliás, eu acho que ninguém quer receber de você. Mas você pode deixar que o povo que eleger vai empossar o presidente eleito em 2022. E não será você”.
Assista ao vídeo original e, na sequência, à versão manipulada:
Bom dia. pic.twitter.com/0YVBfNV6V8
— Lula (@LulaOficial) July 21, 2021
Ele está falando pastoso, não está não?… pic.twitter.com/ySTwwdKqgK
— Roger Rocha Moreira (@roxmo) August 1, 2021
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



