CartaExpressa
Trump pressionou o Departamento de Justiça a insinuar fraude na eleição, mostra documento
Anotações encaminhadas a congressistas e obtidas pelo NY Times indicam os detalhes da estratégia ilegal do republicano


O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump pressionou altos funcionários do Departamento de Justiça, no fim de 2020, a afirmarem que houve fraude na eleição que deu a vitória a Joe Biden, embora eles não tivessem encontrado evidências de irregularidades generalizadas.
A informação foi publicada nesta sexta-feira 30 pelo jornal norte-americano The New York Times. O veículo obteve um documento encaminhado a congressistas que indica que a intenção de Trump era utilizar as falsas alegações para anular o resultado do pleito.
Os pedidos de Trump aconteceram por meio de um telefonema em 27 de dezembro ao então procurador-geral, Jeffrey A. Rosen, e seu vice, Richard Donoghue. Após Donoghue dizer que o órgão não poderia mudar o desfecho da eleição, Trump afirmou: “Basta dizer que a eleição foi fraudada, deixe o resto comigo” e com os aliados do Congresso. A anotação da resposta do republicano foi feita pelo próprio Donoghue.
De acordo com o NY Times, o Departamento de Justiça encaminhou as notas de Donoghue ao Comitê de Supervisão e Reforma da Câmara, que agora investiga as tentativas de Trump de reverter ilegalmente os resultados do pleito presidencial.
Na conversa com Trump, conforme as anotações, Donoghue reforçou que “muitas das informações” que o presidente mencionava eram falsas. Afirmou também que o departamento conduziu “dezenas de investigações e centenas de entrevistas” e não encontrou evidências para sustentar as alegações.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Em live, Bolsonaro não prova ‘fraude’ em eleições; TSE rebate as fake news
Por CartaCapital
‘Estúpido ou canalha?’, pergunta Alessandro Vieira após live de Bolsonaro; veja outras reações
Por CartaCapital
Bolsonaro praticou calúnias inaceitáveis, dizem juristas sobre live
Por CartaCapital