CartaExpressa
Mourão vai à posse de Pedro Castillo no Peru: ‘Levamos votos de felicidade’
O general também publicou uma mensagem cordial sobre o novo mandatário, de esquerda


O vice-presidente Hamilton Mourão embarcou para o Peru nesta segunda-feira 26, para marcar presença na posse do presidente eleito Pedro Castillo, do partido comunista Perú Libre. O general publicou uma mensagem cordial sobre o novo mandatário do país andino, apesar dos conflitos do presidente Jair Bolsonaro com políticos de esquerda.
“Levamos ao país amigo nossos votos de felicidades”, escreveu Mourão. Na sequência, afirmou que o Brasil e o Peru devem prosseguir “na amizade e na cooperação”.
Professor e sindicalista, Castillo venceu a eleição peruana após um conturbado 2º turno contra a candidata de extrema-direita Keiko Fujimori, filha do ditador Alberto Fujimori. O mandato presidencial tem início em 28 de julho, data da posse, e vai até 2026.
Viajo, nesta tarde, à cidade de Lima/Peru, para participar da cerimônia de posse do novo presidente eleito, Sr. @PedroCastilloTe. Levamos ao país amigo nossos votos de felicidades. Que prossigamos na amizade e cooperação que sempre uniu o 🇧🇷 e o 🇵🇪 pic.twitter.com/KxtvvP1HiS
— General Hamilton Mourão (@GeneralMourao) July 26, 2021
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.