CartaExpressa
Na TV, ministro pressiona pela volta das aulas presenciais e diz que ‘forneceu protocolos’
Milton Ribeiro fez uma enfática defesa do governo Bolsonaro e afirmou que ‘estamos preparados’
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, voltou a defender o retorno às aulas presenciais em todo o País. Em pronunciamento em rede nacional de TV e rádio nesta terça-feira 20, ele afirmou que “o Brasil não pode continuar com as escolas fechadas, gerando impacto negativo nestas e nas futuras gerações”.
Segundo ele, a volta é uma “necessidade urgente”. Ribeiro ainda declarou que “o uso de álcool em gel, a utilização de máscaras e o distanciamento social são medidas que o mundo está utilizando com sucesso” e que, no Brasil, “a decisão de fechamento e reabertura de escolas foi delegada a escolas e municípios, não tendo o governo federal poder de decisão sobre o tema”.
Milton Ribeiro disse também que o MEC fornece “protocolos de biossegurança sanitários a todas as escolas” e se dirigiu a “pais, estudantes e profissionais de educação”.
“Não podemos mais adiar este momento”, emendou. Ribeiro ainda fez uma enfática defesa do governo de Jair Bolsonaro, que, supostamente, “trabalha para garantir que este retorno seja seguro para todos”. De acordo com ele, “estamos preparados”.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


