Mundo

Mandela internado: governo silencia e população reza

Ex-presidente sul-africano, de 94 anos, está internado em estado grave. População aproveita as cerimônias religiosas deste domingo para rezar pela saúde do líder

Mandela internado: governo silencia e população reza
Mandela internado: governo silencia e população reza
Capa do jornal Sowetan deste domingo: "A Nação reza por Mandiba" (apelido de Mandela)
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela permanece hospitalizado, pelo segundo dia consecutivo, enquanto o governo mantém silêncio sobre seu estado e o país reza pela sua recuperação. Mandela, de 94 anos, foi hospitalizado na madrugada de ontem (8), em Pretória, “em estado grave, mas estável”, devido à recaída de uma infeção pulmonar, segundo informou a Presidência da República comunicado.

O porta-voz da Presidência, Mac Maharaj, explicou posteriormente que Mandela tinha uma pneumonia, mas respirava sem ajuda de aparelhos, o que considerou um “bom sinal”. Desde então, a Presidência não divulgou informações sobre o estado de Mandela.

“A Presidência disse que emitirá um comunicado sobre a saúde do ex-presidente Nelson Mandela nesta tarde”, informaram a rádio local Eyewitness News e a televisão estatal, SABC. Muitos sul-africanos aproveitaram as cerimônias religiosas dominicais nas igrejas para rezar pelo primeiro presidente negro do país, que lutou contra o apartheid, regime de segregação racial imposto pela minoria branca do país até 1994. Ontem o presidente Jacob Zuma pediu aos compatriotas que dedicassem suas orações a Madiba, nome de clã do ex-presidente.

“O nosso presidente Madiba deve recuperar rapidamente. Nós também devemos rezar por ele”, disse Zuma, citado pelo diário sul-africano City Press, em uma reunião de membros de seu partido, o Congresso Nacional Africano (CNA). Embora o governo não tenha informado onde Mandela está internado, alguns jornalistas estão concentrados à porta de um hospital de Pretória onde se suspeita que possa estar o ex-presidente.

Há jornalistas acampados também em frente à casa de Mandela no bairro de Houghton, em Joanesburgo, mas não houve qualquer movimento significativo no local, segundo os meios de comunicação.

Esta é a quarta vez, desde dezembro, que Mandela é internado em um hospital. O ganhador do Prêmio Nobel da Paz, que tem problemas pulmonares há anos, tinha tido alta hospitalar em abril, após internação de dez por causa de uma pneumonia. Em dezembro, ele ficou hospitalizado 18 dias com uma infeção pulmonar e para cirurgia de retirada de pedras na vesícula, naquela que foi a sua mais longa hospitalização desde que saiu da prisão, em 1990. Sua última aparição pública foi na cerimônia de encerramento da Copa do Mundo de Futebol de 2010, disputada na África do Sul.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo