Mundo
Auditoria diz não ter encontrado erros na eleição venezuelana
Pouco após anúncio do Conselho Nacional Eleitoral, o líder da oposição Henrique Capriles classificou a auditoria de “farsa”
CARACAS (AFP) – O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela anunciou na quinta-feira 16 que nenhum erro foi identificado, após dez dias de auditoria parcial dos resultados da eleição presidencial de 14 de abril passado.
Esse procedimento, altamente questionado pela oposição, deve durar 30 dias. “O trabalho realizado nos últimos dez dias mostra a lisura com a qual está sendo realizada a verificação cidadã (…), a segurança da plataforma do sistema eleitoral do nosso país (…), a robustez do sistema eleitoral venezuelano que produziu erro zero”, disse a vice-presidente do CNE, Sandra Oblitas.
Pouco depois do anúncio do CNE, o líder da oposição Henrique Capriles voltou a classificar a auditoria de “farsa”, em comentário escrito em seu perfil no Twitter.
Leia mais em AFP Movel.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



