CartaExpressa
Lula: ‘Estou totalmente à disposição para ser candidato a presidente’
Segundo o ex-presidente, agora ‘a polarização no Brasil é entre o fascismo e a democracia’


O ex-presidente Lula afirmou nesta segunda-feira 12 que ainda não se decidiu a disputar as eleições do ano que vem, mas que está “totalmente à disposição” para a corrida rumo ao Palácio do Planalto.
Em entrevista à EuroNews, o petista disse ter dedicado o ano de 2021 “a brigar para conseguir vacinas para todo o povo brasileiro, para que a gente consiga um auxílio emergencial, para que o povo possa sobreviver e para que a gente consiga crédito para as pequenas e médias empresas manterem os seus empregos”.
“Somente a partir do final do ano é que a gente vai começar a pensar na questão das eleições. E se o PT quiser – e se outros partidos aliados quiserem -, eu estou totalmente à disposição para ser candidato a presidente do Brasil e recuperar o Brasil, fazer o Brasil voltar a crescer e colocar o Brasil a nível internacional como um País protagonista, como fomos quando eu governei o Brasil”, afirmou Lula.
O petista também declarou que a polarização no País “agora é diferente”.
“Não é entre dois extremos, um de direita, outro de esquerda. A polarização no Brasil é entre o fascismo e a democracia. Eu represento a democracia, porque sou de um partido democrático que tem uma história de governança muito democrática. E Bolsonaro representa o fascismo. Portanto, o que está em jogo é isso: é uma polarização de verdade. O povo vai decidir quem gosta de democracia, quem quer o presidente democrático, ou quem quer a continuidade de um fascista no governo. É isso que está polarizado”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ciro se diz opção entre ‘contradição de Lula’ e ‘maldade de Bolsonaro’
Por Getulio Xavier
Datafolha: Lula aumenta vantagem contra Bolsonaro e vence com 58%
Por CartaCapital