Mundo

Crise de fome recente matou 258 mil pessoas na Somália

Estudo da ONU mostra que seca dos últimos dois anos matou 4,6% da população do sul e centro do país

Crise de fome recente matou 258 mil pessoas na Somália
Crise de fome recente matou 258 mil pessoas na Somália
Criança desnutrida no hospital Banadir de Mogadíscio
Apoie Siga-nos no

NAIRÓBI (AFP) – Quase 258 mil somalis morreram de fome entre outubro de 2010 e abril de 2012, destaca um relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e da Rede de Alerta contra a Fome (Fews-Net), divulgado na quarta-feira 1. O levantamento mostra que 133 mil mortos eram crianças com menos de cinco anos.

Segundo a “primeira estimativa científica” do balanço da crise alimentar, “4,6% da população total e 10% das crianças com menos de cinco anos morreram no sul e centro da Somália”.

Nas regiões de Baixo Shabelle, Mogadíscio e Bay, as mais afetadas, a crise alimentar matou, respectivamente, 18%, 17% e 13% das crianças com menos de cinco anos.

A fome provocou 30 mil morte por mês entre maio e agosto de 2011, segundo o estudo.

O balanço é superior ao da fome de 1992 no país, que supostamente matou 220 mil pessoas em 12 meses, mas a crise anterior é considerada mais grave por ter matado um percentual maior da população.

A fome de 2011-2012 na Somália afetou quase quatro milhões de pessoas, metade da população do país.

A crise foi provocada principalmente por uma grave seca no Chifre da África e se agravou pela catastrófica situação da segurança no país, que está em guerra civil desde a queda do presidente Siad Barre em 1991.

Leia mais em AFP Movel.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo