CartaExpressa
Apresentador que fez declarações homofóbicas perde 38 patrocinadores
Sikêra Jr. chamou comunidade LGBTQIA+ de ‘raça desgraçada’ em programa na RedeTV!


O apresentador Sikêra Jr., da emissora RedeTV!, perdeu 38 patrocinadores do seu programa Alerta Nacional, segundo contagem da página Sleeping Giants Brasil. A debandada ocorre após o comediante chamar a comunidade LGBTQIA+ de “raça desgraçada”, ao criticar uma campanha publicitária em apoio à representatividade.
As declarações LGBTfóbicas ocorreram em 25 de junho.
“A gente está calado, engolindo, engolindo essa raça desgraçada que quer que a gente aceite que a criança… Deixa as crianças, rapaz, deixa ela descobrir por ela mesma”, disse. “Não é normal, rapaz, não é. Não é normal não. Pode ser para você e o seu macho dentro da sua casa. Mas na vida do cidadão brasileiro, do homem de bem, do pai de família, da família tradicional brasileira, nunca vai ser normal.”
O perfil de Sikêra Jr. no Instagram também apareceu fora do ar nesta terça-feira 7. Procurada, a assessoria da rede social informou que o próprio apresentador suspendeu a sua conta.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.