CartaExpressa
9 empresas devastadas pela Lava Jato fecharam mais de 200 mil empregos diretos
Segundo levantamento do Dieese, porém, a operação fez o Brasil perder ao todo 4,4 milhões de empregos
Empresas que estiveram na mira da Operação Lava Jato eliminaram 206,6 mil vagas diretas de emprego entre 2013 e 2020.
O registro leva em consideração a Petrobras e as construtoras Odebrecht, OAS, UTC, Queiroz Galvão, Andrade Gutierrez, Carioca Engenharia e Camargo Corrêa.
Trata-se de uma estimativa realizada pelo site Poder360. A Odebrecht é a companhia que apresenta os cortes mais drásticos, com o fechamento de 94% das vagas diretas: de 126 mil, em 2013, para 7.548, em 2020. Na UTC, eram 16.907 os trabalhadores contratados em 2013 e 1.559 no ano passado.
O número total de empregos diretos eliminados nos anos de Lava Jato, porém, é consideravelmente maior, já que nem todas as empresas que foram alvo da operação informam o número de funcionários demitidos.
De acordo com uma pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, a Lava Jato fez o Brasil perder 4,4 milhões de empregos e 172,2 bilhões de reais em investimentos. O setor mais atingido foi o da construção civil, que perdeu 1,1 milhão de postos de trabalho.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Desembargador suspende ação contra Lula derivada da Lava Jato
Por CartaCapital
As vítimas esquecidas da Lava Jato
Por Wadih Damous
Lava Jato desviou curso da democracia brasileira, diz Luigi Ferrajoli
Por CartaCapital


