CartaExpressa

Senadores vão ao STF para obrigar Pacheco a prorrogar a CPI da Covid

Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO) acionaram o ministro Luis Roberto Barroso

Bolsonaro, ao centro, com o Arthur Lira e Rodrigo Pacheco. Foto: SERGIO LIMA/AFP
Apoie Siga-nos no

Os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO) acionaram nesta segunda-feira 5 o ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Triunal Federal, para obrigar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), a prorrogar a CPI da Covid, mediante a apresentação das assinaturas necessárias.

Na petição, os parlamentares mencionam que Pacheco afirmou, em 29 de junho, que só analiaria o pedido de extensão da CPI após se encerrar o prazo inicial de 90 dias de funcionamento dos trabalhos.

“Na hipótese em análise, diante da apresentação do requerimento de prorrogação da CPI, subscrito por mais de 1/3 (um terço) dos membros desta Câmara Alta, constata-se que não há qualquer justificativa plausível, com as mais respeitosas vênias, para que a prorrogação automática da CPI seja postergada tão somente para o final do prazo primevo de 90 dias da Comissão Parlamentar em tela, ocasião em que o requerimento seria submetido à análise do Sr. presidente daquela Casa Legislativa”, diz o pedido.

A CPI da Covid foi instalada em 27 de abril. Assim, o período de 90 dias se encerra em 7 de agosto, considerando o recesso parlamentar entre 18 a 31 de julho.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar