Mundo
Escolha do novo papa não vai mudar Igreja, dizem internautas
Para a maioria dos leitores, o conclave vai eleger um sucessor tão conservador quanto Ratzinger
“Não vai acontecer nada”. Esta é a opinião da maioria (66%) dos 3.245 internautas sobre o que acontecerá com a Igreja Católica após a renúncia do papa Bento XVI. A enquete ficou no ar entre os dias 15 e 22 de fevereiro.
Para 2.126 leitores, o conclave vai eleger um sucessor tão conservador quanto Ratzinger e a Igreja seguirá assentada em conceitos medievais em pleno século XXI.
Na opinião de outros 1.110 participantes (34%), porém, a Igreja tem agora a chance de escolher um papa capaz de compreender que os novos tempos exigem tolerância, respeito e pluralidade.
A nova enquete de CartaCapital está no ar: o que você achou das manifestações durante a visita da blogueira cubana Yoani Sánchez ao Brasil? Participe!
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


