CartaExpressa
Bolsonaro diz que STF articula para Lula ser eleito ‘na fraude’
Em conversa com apoiadores, presidente voltou a ameaçar: ‘Vamos ter problemas no Brasil’ se não tiver voto impresso


O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quinta-feira 1, que haverá “problemas no Brasil” caso o voto impresso não passe a valer nas eleições nacionais de 2022.
Em conversa com apoiadores na porta do Palácio do Alvorada, o presidente disse que há uma articulação de três ministros do Supremo Tribunal Federal contra a proposta.
“Se não tiver [voto auditável], vai ter que ter uma maneira de ter eleições limpas, pois se não tiver vamos ter problemas. Eu estou me antecipando os problemas para o ano que vem”, declarou. “Tiraram o Lula da cadeia para ele ser eleito na fraude e isso não vai acontecer”, acrescentou.
“Como está aí a fraude está escancarada. Se essa articulação prosperar, esses três vão ter que apresentar outra maneira de termos eleições confiáveis com contagem. Não adianta vir com argumento de que é muito caro, porque dinheiro tem”, disse Bolsonaro.
Veja o vídeo:
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bolsonaro e Barros se encontraram ao menos 10 vezes após denúncias
Por CartaCapital
Superpedido de impeachment é sólido e aponta crimes de Bolsonaro, diz jurista
Por Victor Ohana