Mundo
Coreia do Norte divulga vídeo sobre como seria um ataque aos EUA
Imagens simulam uma possível ofensiva a uma cidade como Nova York. Assista
SEUL (AFP) – A Coreia do Norte, que pretende executar em breve um novo teste nuclear, disponibilizou um vídeo no YouTube que imagina um ataque contra uma cidade americana como Nova York.
O vídeo foi publicado pelo site oficial norte-coreano Uriminzokkiri, que divulga notícias e propaganda aos meios estatais.
As imagens são apresentadas como o sonho de um jovem que imagina estar a bordo de um ônibus espacial colocado em órbita pelo mesmo tipo de foguete lançado em dezembro por Pyongyang.
Enquanto a nave dá voltas no planeta ao som da música “We are the World”, o vídeo mostra o que estaria acontecendo no planeta, cenas que incluem uma Coreia reunificada e feliz.
Em contraste, as imagens mostram em seguida uma cidade identificada com uma bandeira dos Estados Unidos e objeto de um ataque aéreo contra seus edifícios, um deles parecido com o Empire State Building. “Em algum lugar dos Estados Unidos, há nuvens negras de fumaça”, afirma uma legenda.
“Parece que o ninho da maldade está em chamas com o fogo que ele mesmo acendeu”, completa.
O vídeo chega ao fim com a mensagem de que o sonho do jovem será realizado.
“Apesar de todo tipo de tentativa dos imperialistas de nos isolar e derrubar, ninguém impedirá a marcha do povo para a vitória final”, afirma.
A Coreia do Norte anunciou que pretende executar outro teste nuclear em resposta às sanções internacionais decididas em janeiro, após um lançamento de foguete em dezembro.
Assista ao vídeo aqui:
Leia mais em AFP Movel.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.