CartaExpressa
Marco Aurélio vota contra suspeição de Moro e diz que conversas do ex-juiz com Dallagnol eram ‘normais’
O placar é de 7 a 3 a favor da suspeição; resta o voto de Luiz Fux


O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, votou nesta quarta-feira 23 contra o reconhecimento da suspeição do ex-juiz Sergio Moro.
O decano da Corte afirmou que a decisão da Segunda Turma, que apontou a parcialidade de Moro no processo do triplex do Guarujá, “maltratou o devido processo legal”. Também disse que as conversas do ex-juiz com os procuradores da Lava Jato, reveladas pela ‘Vaza Jato’, eram “normais”.
“Dizer-se que a suspeição está revelada em gravações espúrias é admitir que ato ilícito produz efeitos. Vale notar que a autenticidade das gravações não foi elucidada. De qualquer forma, estaria a envolver diálogos normais, considerados os artífices do Judiciário, o Estado acusador e o Estado julgador, o que é comum no dia a dia processual”, disse Marco Aurélio.
O placar parcial é de sete votos pelo reconhecimento da suspeição e três contra. Resta apenas a manifestação do presidente do STF, Luiz Fux.
Assista à sessão:
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.