Mundo
Mandela está recuperado, anuncia presidência
Exame constatou que o líder sul-africano obteve progressos consistentes e, clinicamente, continua a melhorar
Nelson Mandela, 94, recuperou-se de uma cirurgia e infecção pulmonar que o levaram a passar quase três semanas internado, anunciou a presidência sul-africana neste domingo 6, citando os médicos do ex-presidente.
“O exame médico constatou que Mandela obteve progressos consistentes, e, clinicamente, continua a melhorar”, diz um comunicado divulgado pelo gabinete do presidente Jacob Zuma.
“Ele passou por uma cirurgia para remover cálculos da vesícula no mês passado, e também sofreu com uma infecção pulmonar recorrente. Continua a receber cuidados intensos em sua residência, e retoma gradualmente a rotina.”
Na última quinta-feira 3, Mandla Mandela, neto do ex-presidente, havia afirmado à AFP que o mesmo estava curado “e mais forte do que antes”.
Mandela deu entrada em um hospital de Pretória no dia 8 de dezembro, e recebeu alta há mais de uma semana, após a internação mais longa desde que foi libertado da prisão, em 1990.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


