Política
Renan Filho é reeleito governador de Alagoas
Emedebista teve vitória esmagadora nas urnas: 78% dos alagoanos decidiram em mantê-lo por mais quatro anos no governo


Alagoas reelegeu Renan Filho, do Movimento Democrático Brasileiro, neste domingo 7, com 77,3% dos votos. O segundo colocado, Josan Leite (PSL), teve apenas 11% dos votos.
A vitória de Renan Filho começou a ser desenhada após a desistência de Fernando Collor, do PTC. As pesquisas adiantaram a vitória. Em agosto, o candidato aparecia com 45% das intenções de voto. Com a saída de Collor, anunciada na metade de setembro, a popularidade de Renan subiu ainda mais: o Ibope indicava que 65% dos eleitores votariam nele.
Leia também: Com oposição frágil, Renan Filho tende a se reeleger em Alagoas
Filho de Renan Calheiros, que concorreu à reeleição no Senado, José Renan Vasconcelos Calheiros Filho se formou em Economia na Universidade de Brasília. Trabalho com o pai no Senado e conquistou seu primeiro cargo político aos 25 anos, ao ser eleito prefeito de Murici, no interior de Alagoas.
Em 2008, Renan Filho se reelegeu em Murici, mas não cumpriu todo o mandato. Dois anos depois concorreu e se elegeu deputado federal. Em 2014, aos 34 anos, tornou-se o governador mais jovem da história do Estado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.