CartaExpressa
Lula mantém processo contra Regina Duarte por fake news e pede indenização de 130 mil
Ação foi movida depois que a atriz, enquanto secretária de Cultura, fez publicação falsa sobre o ex-presidente


O ex-presidente Lula e sua família recorreram de decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal de livrar a atriz Regina Duarte do pagamento de 131 mil reais por danos morais. O petista processou a atriz por conta de uma publicação falsa em suas redes sociais, segundo a qual teriam encontrado “250 milhões em uma conta da falecida do Lula”.
A publicação foi feita em abril de 2020, enquanto Regina era secretaria especial de Cultura no governo Bolsonaro. A informação falsa se referia a supostos certificados bancários que Marisa Letícia, esposa de Lula falecida em 2017, teria deixado aos seus herdeiros. Marisa tinha cerca de 25 mil reais investidos, e não 250 milhões.
Segundo os advogados do ex-presidente, o valor da indenização será repassado ao padre Julio Lancelotti.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

FHC pede ‘união de forças’ pela liberdade e defende diálogo com Lula: ‘É um democrata’
Por CartaCapital
Ciro critica política econômica de Lula: promete picanha e cerveja
Por CartaCapital