Política

Senador da CPI da Covid cobra explicações da Azul sobre entrada de Bolsonaro em avião

Segundo Humberto Costa (PT-PE), ‘a irresponsável atitude de Bolsonaro foi acompanhada de leniência e cumplicidade da tripulação’

Senador da CPI da Covid cobra explicações da Azul sobre entrada de Bolsonaro em avião
Senador da CPI da Covid cobra explicações da Azul sobre entrada de Bolsonaro em avião
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O senador Humberto Costa (PT-PE), titular da CPI da Covid, protocolou nesta terça-feira 15 um requerimento para obter informações da companhia aérea Azul sobre a ‘visita’ do presidente Jair Bolsonaro a um avião em Vitória (ES), na semana passada.

Entre os questionamentos apresentados pelo parlamentar estão:

  • “Quem autorizou a entrada do Presidente da República, acompanhado de um segurança, na Aeronave da Azul Linhas Aéreas para cumprimentar passageiros no dia 11/06/2021 (sexta-feira), no Aeroporto de Vitória?”;
  • “O comandante ou o chefe da Tripulação autorizou a entrada do Presidente e de seu segurança na aeronave?”;
  • “Quais as providências adotadas pela companhia aérea para apuração das responsabilidades da Tripulação por ter permitido a entrada na aeronave de pessoas estranhas ao voo para cumprimentar os demais passageiros?”;
  • “Quais as providências adotadas pela companhia aérea pelo fato de o Presidente da República ter retirado a máscara durante sua permanência na aeronave?”.

Segundo Costa, o dever de fiscalizar o uso de máscara é da empresa área. “Ocorre que, no caso, em tela, além de não proibir a entrada do segurança de Jair Bolsonaro sem máscara na aeronave, bem como de não proibir o próprio Bolsonaro de retirar a máscara para responder às pessoas que o criticavam, a própria tripulação retirou as máscaras para atacar tirar fotos com o presidente da República”.

“Em momento dramático da vida nacional, em que a pandemia ceifa vidas de milhares de pessoas, o uso de máscara é medida fundamental para conter a disseminação do vírus assassino. A irresponsável atitude de Jair Bolsonaro foi acompanhada da leniência e cumplicidade da Tripulação”, acrescentou.

Para que a Azul seja obrigada a fornecer as respostas, o requerimento de Humberto Costa tem de ser aprovado pela maioria dos 11 integrantes titulares da CPI da Covid.

O episódio

Bolsonaro apareceu de surpresa, na última sexta-feira 11, em uma aeronave que estava prestes a decolar no Aeroporto Internacional de Vitória. Sua presença dividiu os passageiros, que entoaram gritos de “mito” e “fora, Bolsonaro”.

Aos opositores, o ocupante do Palácio do Planalto declarou: “Quem fala ‘fora, Bolsonaro’ devia estar de jegue viajando, né, e não de avião, para ser solidário ao candidato deles”.

Assista ao vídeo:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo