Política

Mauro Carlesse é reeleito governador do Tocantins

Membro do PHS, ele foi governador interino e eleito em agosto deste ano em eleição suplementar após após a cassação do ex-governador Marcelo Miranda e do vice, Cláudia Lelis

Mauro Carlesse é reeleito governador do Tocantins
Mauro Carlesse é reeleito governador do Tocantins
Carlesse foi eleito para mandato-tampão, em Tocantins, e reeleição no primeiro turno
Apoie Siga-nos no

Mauro Carlesse (PHS) foi reeleito governador do Tocantins na noite deste domingo 7.  Com 100% das urnas apuradas, 57,39% dos votos foram para o atual governador.

Carlesse era presidente da Assembleia Legislativa quando se tornou governador interino após o Tribunal Superior Eleitoral cassar o mandato de Marcelo Miranda (MDB) e de sua vice, Cláudia Lélis (PV). Os dois foram denunciados por abuso de poder político e econômico e arrecadação de gastos ilícitos na campanha de 2014.

O membro do PHS não apenas assumiu a interinidade do cargo como venceu em agosto as eleições suplementares com 75,1% dos votos válidos. Na ocasião, o número de abstenções, votos brancos e nulos somou 51,8% do total de eleitores.

Empresário e agropecuário, Carlesse começou sua carreira política o PV, em 2011. No ano seguinte tentou a Prefeitura de Gurupi, sem sucesso. Em 2013 ele se filiou ao PTB, onde disputou as eleições de 2014 para deputado estadual. Eleito, assumiu a Assembleia Legislativa e, depois, o governo interino.

Um das candidaturas no estado que ficou para trás foi a de Kátia Abreu, do PDT, que desistiu após ficar em quarto lugar nas eleições suplementares. Ela assumiu a vice na chapa de Ciro Gomes, candidato à Presidência.

 

 

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo