CartaExpressa
Anvisa amplia para quatro meses e meio o prazo de validade da vacina Janssen
Único aprovado pela Anvisa em dose única, o imunizante está autorizado para uso emergencial no Brasil desde 31 de março
A Anvisa aprovou a extensão do prazo de validade da vacina Janssen, da Johnson & Johnson, contra a Covid-19, de três meses para quatro meses e meio, sob condições de armazenamento de 2° a 8° C.
A decisão anunciada pela diretoria colegiada da agência atende a um pedido da farmacêutica que solicitou, em 10 de junho, a alteração do prazo de validade para a autorização temporária de uso emergencial.
Segundo a Anvisa, a aprovação foi baseada em uma criteriosa avaliação dos dados de qualidade dos estudos que demonstrou que a vacina tende a se manter estável pelo período (4,5 meses) bem como considerou decisão da FDA americana, que também aprovou a referida alteração em 10 de junho de 2021.
A vacina da Janssen está autorizada para uso emergencial no Brasil desde 31 de março de 2021. O imunizante é o único aprovado pela Anvisa em dose única. Quando armazenada entre temperaturas de -25°C e -15° C, a vacina possui prazo de validade de 24 meses, a partir da data de fabricação.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
‘Participei de encontros com os caras que querem empurrar vacina’, revela virologista do ‘gabinete das sombras’
Por CartaCapital
São Luís do Maranhão atrai ‘turistas’ em busca da vacina
Por CartaCapital


