CartaExpressa
‘Não podemos permitir que negacionistas ocupem posição de poder’
Em depoimento à CPI da Covid, Natalia Pasternak ironizou o uso da cloroquina: Já testamos em tudo e não funciona. Só não testamos em emas
A microbiologista Natalia Pasternak afirmou nesta sexta-feira 11, durante depoimento na CPI da Covid no Senado Federal, que o tratamento precoce “é uma mentira orquestrada pelo governo federal e pelo Ministério da Saúde”.
“Esse negacionismo da ciência mata”, acrescentou a cientista.
A pesquisadora da Universidade de São Paulo também ironizou a insistência do presidente Jair Bolsonaro no uso da cloroquina no tratamento da Covid-19.
“Já testamos [a cloroquina] em tudo, em macacos, em humanos: não funciona. Só não testamos em emas porque elas fugiram”.
Por fim, a cientista disse que “não podemos permitir que negacionistas ocupem posição de poder”.
Assista ao vivo:
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Pasternak: ‘Não acredito que alguém vá cair na conversinha do Pazuello’
Por CartaCapital
CPI da Covid quer a condução coercitiva de Carlos Wizard, o ‘Mr. Cloroquina’
Por Leonardo Miazzo



