Mundo

Bolívia acionará o Chile em Haia por disputa marítima

País quer recuperar saída ao mar, perdida para os chilenos na Guerra do Pacífico no final do século XIX

Bolívia acionará o Chile em Haia por disputa marítima
Bolívia acionará o Chile em Haia por disputa marítima
O antigo criador de lhamas e atual presidente da Bolívia, Evo Morales. Foto: ©AFP/Archivo / Adalberto Roque
Apoie Siga-nos no

LA PAZ (AFP) – O presidente Evo Morales anunciou neste sábado 23 que a Bolívia levará nos próximos dias o Chile ante o Tribunal Internacional da Justiça em Haia. O país vai exigir a recuperação de sua saída ao mar, perdida em uma guerra no final do século XIX.

O anúncio foi feito durante festejos pelo chamado “Dia do Mar”, que recordam a defesa das terras bolivianas no início da Guerra do Pacífico com o Chile.

Bolívia e Chile, que não possuem relações diplomáticas desde 1978, conversaram entre 2006 e 2011 sobre uma agenda bilateral de 13 pontos que incluía a questão marítima, mas jamais chegaram a um acordo.

Santiago criticou várias vezes a posição boliviana e pediu para voltarem à mesa de negociações.

Leia mais em .

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo