CartaExpressa
Após ser desmentido sobre mortes por Covid, Bolsonaro admite que errou
Bolsonaro, no entanto, insistiu que houve super notificação nos óbitos na pandemia
O presidente Jair Bolsonaro admitiu, nesta terça-feira 8, que faltou com a verdade quando afirmou existir um relatório do Tribunal de Contas da União que dizia que 50% das mortes registradas por Covid-19 no Brasil, na verdade, tiveram outras causas.
A declaração, dada na segunda-feira 7, foi desmentida no mesmo dia pelo TCU.
“O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que ‘em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid’, conforme afirmação do Presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje”, informou o tribunal.
O presidente tentou se justificar. “O TCU está certo. Eu errei. O que acontece: tem uma lei complementar do ano passado que diz que a distribuição de verbas do governo federal para estados levaria em conta alguns critérios e o mais importante era a incidência de Covid”, afirmou o presidente a apoiadores na porta do Palácio do Alvorada.
“O próprio TCU dizia que essa lei poderia incentivar uma prática não desejável da super notificação da Covid para aquele [determinado] estado ter mais recursos”, acrescentou.
Bolsonaro insistiu que “houve super notificação” e que vai investigar.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



