CartaExpressa

OAB pede afastamento de Bretas por suspeita de condutas irregulares

O juiz é acusado de negociar penas, orientar advogados e combinar estratégias

O JUIZ FEDERAL TITULAR DA 7ª VARA FEDERAL CRIMINAL DO RIO DE JANEIRO, MARCELO BRETAS. FOTO: TOMAZ SILVA/AGÊNCIA BRASIL
Apoie Siga-nos no

A Ordem dos Advogados do Brasil protocolou no Conselho Nacional de Justiça, nesta segunda-feira 7, uma reclamação disciplinar em que pede o afastamento do juiz Marcelo Bretas do cargo. O magistrado é titular da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

O pedido se baseia em relato do advogado Nythalmar Dias Ferreira Filho. Em delação premiada, ele apontou práticas de Bretas como a negociação de penas, a orientação de advogados e a combinação de estratégias com o Ministério Público, em descumprimento aos deveres de imparcialidade, tratamento urbano com as partes e outros artigos previstos na Lei Orgânica da Magistratura Nacional.

As acusações foram publicadas pela revista Veja, em 4 de junho.

Entre os trabalhos que estariam relacionados com condutas irregulares, há o caso da prisão do empresário Fernando Cavendish. Uma gravação mostraria que Bretas discutiu estratégias para convencer o empresário a confessar os crimes mediante oferecimento de vantagens judiciais. Bretas também teria feito acordo informal no processo do ex-governador do Rio Sérgio Cabral (MDB) e da ex-primeira-dama Adriana Ancelmo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar