Economia

Gasolina e diesel sofreram aumento neste sábado

A gasolina foi reajustada em 4% nas refinarias, e o óleo diesel em 8%. Os valores entraram em vigor na meia noite desta sexta-feira. O último reajuste havia sido em março

Gasolina e diesel sofreram aumento neste sábado
Gasolina e diesel sofreram aumento neste sábado
O último reajuste nas refinarias havia sido em março
Apoie Siga-nos no

Elaine Patricia Cruz

A Petrobras reajustou nesta sexta-feira os preços da gasolina e do óleo diesel para as refinarias, e os preços começaram a valer neste sábado. Segundo fato relevante divulgado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no início da noite de sexta, a gasolina será reajustada em 4% e o óleo diesel em 8%. Os valores entraram em vigor a partir da meia-noite desta sexta-feira.

O último reajuste da gasolina ocorreu no dia 30 de janeiro, um aumento de 6,6%. Já o diesel subiu 5,4% e mais 5% no dia 6 de março.

Segundo a Petrobras, o reajuste busca alcançar “a convergência dos preços no Brasil” com os preços vigentes no mercado internacional.

O valor do reajuste, segundo a empresa, não inclui os tributos federais (PIS/Cofins e a Cide) e estaduais (ICMS).

Hoje o ministro da Fazenda Guido Mantega, que preside o Conselho de Administração da Petrobras, esteve na sede da empresa, em São Paulo, reunido com o conselho, que definiu o valor do reajuste.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo