Economia
Produção industrial mostra crescimento do investimento
Parece que há uma trajetória segura em 2013, muito diferente de 2012


O crescimento do PIB do primeiro trimestre, divulgado semana passada, se mostrou modesto, mas revelou uma característica de qualidade: o investimento cresceu a uma taxa superior à taxa de crescimento de toda a economia.
Esse é o ponto a ser ressaltado. E fica a pergunta: os investimentos estão voltando?
A Produção Industrial Mensal (PIM) de abril, divulgada pelo IBGE, revelou um crescimento que surpreendeu até o mais otimista analista: houve crescimento de 1,8% em relação a março e de 8,4% em relação a abril de 2012.
Mas o número mais importante da PIM foi aquele que mostrou consistência com a principal característica do PIB do primeiro trimestre. O crescimento do item bens de capital (investimentos) foi bastante significativo.
Houve crescimento de 3,2% em relação a março e de 24,4% em relação a abril do ano passado. Pelo quarto mês consecutivo os bens de capital mostram crescimento. Parece que há uma trajetória segura em 2013, muito diferente de 2012.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.