CartaExpressa
HC para que Pazuello fique em silêncio na CPI será enviado ao STF
O documento já está na mesa do advogado-geral da União, André Mendonça, informa jornal


Já está pronto para ser enviado ao Supremo Tribunal Federal um pedido de habeas corpus para blindar o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello em seu depoimento à CPI da Covid, marcado para o dia 19.
O HC, de acordo com o jornal O Globo, já está na mesa do advogado-geral da União, André Mendonça, que deve assiná-lo antes de o documento chegar ao STF.
A ideia é buscar autorização para que Pazuello permaneça em silêncio durante a oitiva que, em tese, serviria para que os senadores o questionassem sobre a omissão do governo diante da pandemia do novo coronavírus.
O depoimento estava originalmente marcado para a última quarta-feira 5, mas foi adiado em duas semanas porque o general supostamente teve contato com duas pessoas que testaram positivo para a Covid-19.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘A prisão seria o menor castigo que você vai sofrer na vida’, diz o presidente da CPI a Wajngarten
Por Leonardo Miazzo
‘Incompetência’: revista Veja divulga áudio da entrevista com Wajngarten
Por CartaCapital