Política

Leitores apoiam veto a doação de empresas a campanhas

Para metade dos internautas, a “medida é boa” porque promete “equilibrar as forças das candidaturas”

Apoie Siga-nos no

O site de CartaCapital perguntou: Qual a sua opinião em relação à discussão, no Supremo Tribunal Federal, sobre a proibição doação de empresas para campanhas eleitorais?

Entre os dias 13 e 17 de dezembro, 3.003 pessoas participaram da enquete. Para metade dos internautas, a “medida é boa” porque promete “equilibrar as forças das candidaturas”.

Outros 950 leitores disseram que “não cabe à Justiça legislar sobre o tema”. Para eles, “a medida deveria ser acompanhada por uma nova lei eleitoral que tornasse o financiamento de campanha mais transparente”.

A minoria (610 internautas) disse considerar a medida bem intencionada, mas que não resolve o problema. Segundo este grupo, as mudanças vão estimular as doações “por fora” – os chamados caixa 2.

A nova enquete já está no ar: o Brasil deve conceder asilo político a Edward Snoeden?

Participe!

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo