CartaExpressa
Randolfe convoca Ministro da Justiça a depor na CPI da Covid
O senador pede que o Anderson Torres justifique à CPI uma declaração dada em entrevista à revista ‘Veja’; efetivação depende de Calheiros


O senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), vice-presidente da CPI da Covid, convocou o ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres para prestar depoimento à comissão.
Torres assumiu a chefia do MJ no início de abril. Na convocação, Randolfe pede que ele justifique à CPI uma declaração feita em entrevista à revista Veja, quando disse que irá solicitar à Polícia Federal informações sobre os inquéritos que envolvem governadores em desvios de dinheiro da saúde.
“É necessário entender se essas acusações se estendem ao governo do Distrito Federal, uma vez que até recentemente o Ministro era Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, órgão competente para investigação de eventuais condutas ou desvios”, justificou o senador.
Para que o requerimento seja efetivado, o pedido deve ser acatado por Renan Calheiros (MDB-AL), o relator, e então encaminhado para votação no colegiado. Uma vez que aprovado, o ministro deverá comparecer ao parlamento.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.