Política
Alckmin seria reeleito no 1º turno, mostra Datafolha
O atual governador de São Paulo, do PSDB, aparece com 43% das intenções de voto
A pesquisa Datafolha realizada na semana passada mostrou que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, é favorito para as eleições de 2014, nas quais buscará a reeleição. Alckmin lidera com 43% das intenções de voto e, se o pleito fosse hoje, seria eleito no primeiro turno.
De acordo com os números, atrás do candidato tucano aparece o presidente da Fiesp, Paulo Skaf (PMDB), com 19%. O ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (PSD), com 8%, é o terceiro colocado. O atual ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT) lançado pelo ex-presidente Lula como candidato do PT, aparece com 4% das intenções de voto. Como no total Alckmin teria mais votos que todos os seus adversários somados, ele venceria a eleição no primeiro turno.
Também segundo o Datafolha, a aprovação do governo Alckmin oscilou positivamente desde junho, indo de 38% para 41%. Antes das manifestações realizadas naquele mês, 52% da população de São Paulo avaliavam o governo Alckmin como ótimo ou bom.
Foram ouvidos na pesquisa 1.723 eleitores em 46 municípios do Estado na quinta-feira 28 e na sexta-feira 29. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.