CartaExpressa

Freixo quer CPI da Devastação para investigar crimes de Ricardo Salles

Denúncias feitas pelo delegado da Polícia Federal Alexandre Saraiva contra o ministro do Meio Ambiente serão o ponto de partida

Freixo quer CPI da Devastação para investigar crimes de Ricardo Salles
Freixo quer CPI da Devastação para investigar crimes de Ricardo Salles
Foto: Agência Câmara
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) afirmou nesta quarta-feira 28 que as denúncias feitas pelo delegado da Polícia Federal Alexandre Saraiva contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, podem terminar em uma CPI da Devastação Ambiental na Câmara.

Em entrevista ao programa Direto da Redação, no canal de CartaCapital no Youtube, Freixo confirmou que prepara um texto para a instalação da Comissão.

A motivação para as investigações, de acordo com o deputado, veio após Saraiva, que foi exonerado da  chefia da Superintendência Regional no Amazonas, fazer acusações de organização criminosa, advocacia administrativa e obstrução de fiscalização contra Salles.

“A Câmara vai contribuir muito com o Brasil se investigar também os crimes ambientais cometidos pelo governo. A pandemia já está bem investigada no Senado. Recebemos aqui o delegado Alexandre Saraiva, que fez no fim do ano passado a maior apreensão de madeira ilegal do Brasil. E ele denunciou que o ministro do Meio Ambiente teria ido a Manaus para defender as madeireiras e as práticas de grilagem”, declarou Freixo na entrevista.

O objetivo, segundo o parlamentar, é que outros crimes ambientais também possam ser investigados. “Não vamos ficar restritos ao caso Manaus”, afirmou.

Para a instalação da CPI são necessárias 171 assinaturas. Se conseguir, a oposição pretende acionar o Supremo Tribunal Federal para exigir que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), autorize a abertura dos trabalhos.

Assista a entrevista completa:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo