CartaExpressa

Governo Bolsonaro não conseguirá tirar Renan da CPI, diz Otto Alencar

Senador afirma que tentativa de parlamentares bolsonaristas de barrar relator da Comissão Parlamentar não tem ‘nenhum respaldo jurídico’

Governo Bolsonaro não conseguirá tirar Renan da CPI, diz Otto Alencar
Governo Bolsonaro não conseguirá tirar Renan da CPI, diz Otto Alencar
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O senador Otto Alencar (PSD-BA) afirmou nesta quarta-feira 28 que a tentativa de parlamentares bolsonaristas de tirar Renan Calheiros da CPI da Covid não terá “nenhum respaldo jurídico” no Supremo Tribunal Federal.

A declaração foi dada após três senadores alinhados ao presidente Jair Bolsonaro – Jorginho Mello (PL-SC), Marcos Rogério (DEM-RO) e Eduardo Girão (Podemos-CE) – apresentarem mandado de segurança no STF em que alegam que Calheiros é suspeito por ser pai do governador do Alagoas, Renan Filho, um possível investigado da CPI, e, portanto, não pode ser relator ou fazer parte da comissão.

“Certamente, eles não têm conhecimento de que uma decisão interna corporis de um Poder não pode ser analisada e cancelada por outro Poder”, disse Otto em conversa com CartaCapital.

“Seria a mesma coisa do [presidente do STF] Luiz Fux indicar um relator e nós aqui no Senado fizéssemos algo para que ele cancelasse a indicação. Não tem cabimento”, acrescentou o senador. “Nessa decisão, o STF não pode interferir”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo