Política

Deputados decidirão destino de Genoino, diz presidente da Câmara

Decisão contraria STF, que havia determinado que parlamentares condenados sem possibilidade de recursos perdessem mandato

Deputados decidirão destino de Genoino, diz presidente da Câmara
Deputados decidirão destino de Genoino, diz presidente da Câmara
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), disse que mesa diretora dará início ao processo na quinta
Apoie Siga-nos no

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou nesta quarta-feira 20 que a mesa diretora da Casa dará início ao processo para que os parlamentares analisem em plenário a eventual perda de mandato do deputado licenciado José Genoino ainda nesta semana. O ex-presidente do PT está preso desde sábado 16 no Complexo Penitenciário da Pauda, em Brasília, em cumprimento à condenação do processo do “mensalão”.

A decisão de Alves contraria a determinação feita pelos ministros do Supremo Tribunal Federal de que os parlamentares perdessem automaticamente os mandatos ao fim do julgamento de todos os recursos do processo. O presidente do STF, Joaquim Barbosa, determinou o trânsito em julgado contra Genoino e outros condenados no “mensalão” na sexta-feira 15.

“A decisão da mesa será, a meu ver, no sentido de que se dê realmente partida a esse processo e encaminhamento à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania). É o primeiro passo regimental a ser executado. A partir daí, a comissão vai examinar, abrir o prazo para o direito de defesa, todo o procedimento como aconteceu no caso do Natan Donadon”, disse Alves.

No caso de Donadon, que também cumpre pena na Papuda, o processo foi aberto pela mesa, encaminhado então à CCJ para decisão final do plenário da Casa. O parlamentar acabou sendo absolvido e manteve o mandato em uma votação secreta. O resultado levou Alves a decidir que, enquanto não for aprovado o voto aberto para as cassações, não irá mais colocar em pauta processos dessa natureza em votações secretas.

Apesar de ter permanecido com o mandato, Donadon teve o mandato e outros benefícios parlamentares suspensos pela Câmara. No caso de Genoino, segundo Alves, o salário será mantido, porque o deputado entrou com pedido de licença médica antes da prisão. Em julho, Genoino passou por uma complexa cirurgia cardíaca.

O STF enviou à Câmara dos Deputados na noite de terça-feira 19 uma notificação sobre as prisões dos réus da ação penal 470.

Com informações da Agência Câmara

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo