Saúde
Sem vacinas, 25% das cidades brasileiras suspendem imunização
Mudança do Ministério da Saúde em relação a reservar ou não a segunda dose tem confundido os gestores municipais


Pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), divulgada no domingo 25, revela que 25% dos municípios brasileiros suspenderam a vacinação contra a Covid-19 por falta de imunizantes.
De acordo com o consultor da CNM Eduardo Stranz, a mudança de orientação do Ministério da Saúde em relação a reservar ou não a segunda dose para quem já recebeu a primeira tem confundido os gestores municipais.
Segundo o levantamento, 49% dos prefeitos consultados afirmaram que ainda estão guardando a dose e 49% disseram que estavam aplicando todo o estoque que chega.
“É uma realidade geral. Nós entrevistamos prefeitos de todos os estados e regiões e se constatou em todos. Não é uma coisa sazonal ou regional. É uma coisa que está nas grandes, pequenas e médias cidades”, afirmou o consultor em entrevista à CNNBrasil.
O Ministério da Saúde atualizou o cronograma do recebimento de doses no último sábado 24 e reduziu em mais de 22,5% as entregas previstas.
Com recordes de mortes, o Brasil vacinou até o momento apenas 13% da população.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Brasil vai perder a remessa de vacinas da Sputnik V prevista para abril, diz Wellington Dias
Por CartaCapital
Novo atraso no calendário de vacina pode gerar terceira onda de Covid-19, alerta especialista
Por RFI