Economia
A Semana do Mercado #5: política no centro das atenções
O editor de Finanças William Salasar apresenta as principais tendências da abertura dos mercados nesta segunda-feira 19


No Brasil, em uma semana com poucas divulgações econômicas, os temas políticos estarão no centro das atenções. O prazo para o presidente Bolsonaro decidir se irá sancionar a proposta orçamentária, vetar parcialmente seu conteúdo ou completamente, termina na quinta-feira.
No mesmo dia, o STF retoma o julgamento que trata da suspeição do ex-juiz Sérgio Moro na condução dos processos contra o ex-presidente Lula. No fronte de combate à pandemia, a evolução da doença e o ritmo de vacinação no País continuarão no centro das atenções. Na agenda de divulgações econômicas, o Banco Central divulga seu índice de atividade econômica (IBC-Br) na segunda-feira. Na quinta-feira, a FGV publica a prévia da confiança industrial.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.