CartaExpressa
Sem máscara, Bolsonaro causa nova aglomeração em cidade de Goiás
Acompanharam o presidente o deputado Major Vitor Hugo, o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, e o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello


O presidente Jair Bolsonaro mobilizou dois helicópteros oficiais neste sábado 17, fora da agenda, e viajou para a cidade de Goianápolis (GO), a cerca de 190 quilômetros de Brasília.
Bolsonaro pousou em um campo de futebol onde pessoas se aglomeravam para vê-lo. Muitos, sem máscara. O presidente também abriu mão da proteção ao se aproximar de seus apoiadores. Contrariando os protocolos de saúde, estendeu a mão para pessoas, tirou fotos e segurou um bebê no colo.
A viagem do presidente foi acompanhada pelo deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), líder do PSL, que inclusive filmou ao vivo a interação de Bolsonaro com seus apoiadores. Também estavam na comitiva o ministro da Defesa, o general da reserva Walter Braga Netto, o general da ativa Eduardo Pazuello, demitido há três semanas do Ministério da Saúde.
Ver essa foto no Instagram
O Brasil acumula 369.024 mortos desde o início da pandemia e ultrapassa os 13 milhões de casos confirmados (13.834.342).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.