CartaExpressa
Lira e Pacheco pedem ajuda à ONU para acelerar a vacinação no Brasil
Parlamentares querem fazer do Brasil a prioridade do Covax Facility
Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), anunciaram nesta segunda-feira 12 que pediram à Organização das Nações Unidas agilidade na entrega de vacinas contra a Covid-19 ao Brasil.
“Conversei hoje, ao telefone, com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, para explicar sobre a grave situação sanitária em que se encontra o País. Falei da necessidade de aumentarmos o fluxo de entrega de vacinas ao País”, escreveu Lira nas redes sociais.
Pacheco publicou uma mensagem na mesma direção.
“Conversei, nesta segunda, por telefone, com o secretário-geral da ONU, António Guterres, e expus a situação dramática do Brasil. Reforcei o pedido de ajuda à ONU para o país se tornar prioridade do consórcio internacional Covax Facility para antecipação da entrega das vacinas”, disse o senador.
A campanha de imunização no Brasil caminha a passos lentos e o ritmo de mortes e casos de Covid seguem em rápida elevação. O total de vítimas fatais da doença no País passou de 353 mil no domingo 12. A média de óbitos nos último sete dias, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde, é de 3.101.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


