CartaExpressa
Decisão que anulou condenações de Lula não foi totalmente cumprida
Apenas dois dos quatro processos contra o petista foram transferidos para Brasília, onde as investigações seriam reiniciadas


A decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, que anulou as condenações do ex-presidente Lula no âmbito da Operação Lava Jato ainda não foi totalmente cumprida. A informação é de Carolina Brígido, do UOL.
Segundo o portal, apenas dois dos quatro processos contra o petista foram transferidos para Brasília, onde as investigações seriam reiniciadas.
São eles: o caso da doação da Odebrecht para o Instituto Lula, que foi para a 10ª Vara Federal do Distrito Federal, e o processo do sítio em Atibaia, que foi encaminhado para a primeira instância pelo ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça.
Estão ainda parados os processos do tríplex no Guarujá e do imóvel usado pelo Instituto Lula.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.