CartaExpressa
Fiocruz lança cartilha de cuidados para celebração da Páscoa
Comemoração deve ser feita apenas com familiares que morem na mesma casa, recomenda Fundação, devido ao alto potencial de contágio
Defronte a mais um feriado nacional com potencial para aglomerações entre famílias e amigos, a Fundação Oswaldo Cruz publicou a cartilha “Covid-19: preservar a vida é a melhor maneira de celebrar a Páscoa”.
“Com o aumento do contágio e mortes por Covid-19 em todo o país, feriados como a Páscoa, quando famílias costumam se reunir, tendem a se tornar causas de agravamento da pandemia.”, afirma a Fiocruz.
A orientação geral é para que as pessoas evitem encontrar familiares que moram em outras residências, já que, apesar dos cuidados recomendados para reuniões, todos estão “expostos a diferentes níveis de contato” em qualquer tipo de encontro.
Caso haja recepção de convidados, a cartilha dá orientações básicas sobre espaçamento entre pessoas, uso da máscara em todas as outras ocasiões fora do horário da refeição, disponibilidade de papel guardanapo nos banheiros (para evitar uso de toalhas) e ventilação no ambiente.
Confira o documento na íntegra.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


