CartaExpressa

Mourão comemora o golpe militar de 1964: ‘Força e honra’

O general, vice-presidente da República, se manifestou no aniversário de 57 anos do golpe

O General Hamilton Mourão, vice-presidente do Brasil. Foto: Suamy Beydoun/AGIF/AFP O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), cuja mulher é contratada pela Poupex. Foto: Suamy Beydoun/AGIF/AFP
Apoie Siga-nos no

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, foi às redes sociais nesta quarta-feira 31 celebrar o golpe militar de 1964, que mergulhou o Brasil em uma ditadura que durou 21 anos.

“Neste dia, há 57 anos, a população brasileira, com apoio das Forças Armadas, impediu que o Movimento Comunista Internacional fincasse suas tenazes no Brasil. Força e Honra!”, escreveu o militar.

Na véspera, uma nota oficial assinada pelo novo ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, se referiu ao golpe como “movimento de 1964” e afirmou que ele “é parte da trajetória histórica do Brasil”.

“Assim devem ser compreendidos e celebrados os acontecimentos daquele 31 de março”, diz ainda o texto. Leia a íntegra da Ordem do Dia sobre 31 de março de 1964.

Eis o tweet de Mourão:

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar