CartaExpressa
Rosa Weber suspende investigação de procuradores da Lava Jato no STJ
A suspensão foi pedida pela Procuradoria-Geral da República
A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na terça-feira 30 a suspensão do inquérito aberto no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para investigar procuradores que integravam a força-tarefa da Lava Jato.
A ação foi aberta para apurar se integrantes da operação intimidaram e investigaram ilegalmente ministros do tribunal após vazamento de conversas entre os procuradores.
A suspensão foi pedida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) sob o argumento de que o inquérito está carregado de ‘vícios’ que tornam ‘flagrantemente ilegal e abusiva a atividade persecutória’.
Outro ponto contestado pela PGR é justamente a origem ilícita das conversas que ensejaram a abertura do inquérito, que também não tiveram a veracidade atestada.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


