CartaExpressa
Rosa Weber suspende investigação de procuradores da Lava Jato no STJ
A suspensão foi pedida pela Procuradoria-Geral da República
A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na terça-feira 30 a suspensão do inquérito aberto no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para investigar procuradores que integravam a força-tarefa da Lava Jato.
A ação foi aberta para apurar se integrantes da operação intimidaram e investigaram ilegalmente ministros do tribunal após vazamento de conversas entre os procuradores.
A suspensão foi pedida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) sob o argumento de que o inquérito está carregado de ‘vícios’ que tornam ‘flagrantemente ilegal e abusiva a atividade persecutória’.
Outro ponto contestado pela PGR é justamente a origem ilícita das conversas que ensejaram a abertura do inquérito, que também não tiveram a veracidade atestada.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


