Política
Haddad cancela licitações de ônibus em São Paulo
Edital estava em consulta pública e repassaria 35,2 bilhões para empresas
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, anunciou o cancelamento da licitação do sistema de ônibus da cidade nesta quarta-feira 26. O valor total era de 46 bilhões de reais, sendo que 35,2 bilhões seriam direcionados para empresas de ônibus pelo período de 15 anos. A antiga proposta estava sob consulta pública.
A prefeitura também anunciou a criação do Conselho Municipal de Transporte. Segundo nota da prefeitura, “o novo colegiado terá participação de usuários, empresários, governo, Ministério Público e movimentos sociais e irá discutir o modelo de transporte público na cidade. Também será o fórum para discussão e explicação sobre as planilhas de custos de manutenção do sistema e de composição da tarifa de ônibus.”
Também foi determinada a implantação de 220 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus até o final deste ano. A promessa anterior era de construir 150 quilômetros até o final do mandato. Entre as novas faixas anunciadas, está a da avenida 23 de maio.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


