Saúde
Vacina de Oxford é ‘segura e eficaz’, conclui agência reguladora europeia
Agência Europeia de Medicamentos não vê relação entre o imunizante e um risco elevado de coágulos sanguíneos


A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, no Reino Unido, é segura e eficaz e não está associada a um risco elevado de coágulos sanguíneos.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira 18 pela a Agência Europeia de Medicamentos.
“O comitê chegou a uma conclusão científica clara: trata-se de uma vacina segura e eficaz”, declarou a diretora-executiva da agência, Emer Cooke, por videoconferência.
A agência, contudo, disse “não poder excluir definitivamente” uma ligação entre a vacina em questão e casos raros de distúrbios de coagulação sanguínea.
“Com base nas evidências disponíveis, e após dias de análises aprofundadas” dos dados disponíveis, “ainda não podemos excluir definitivamente uma relação entre esses casos e a vacina”, afirmou Cooke.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.