Política
Posição de suposto piloto não é a da corporação, diz Aeronáutica
Força Aérea diz que está apurando veracidade de imagem na qual oficial declara apoio a manifestantes
A Força Aérea Brasileira emitiu uma nota oficial na tarde desta sexta-feira 21 na qual afirma que está “apurando a autenticidade” de uma foto na qual um oficial da FAB manifesta apoio às manifestações que tomaram as ruas de inúmeras cidades do Brasil na quinta-feira 20.
A imagem foi divulgada pela coluna do jornalista Felipe Patury, no site da revista Época. Segundo a publicação, as manifestações “ganharam a solidariedade de militares” da FAB e dois deles teriam produzido a foto. Na imagem, o copiloto, que teria sido fotografado pelo piloto, segura um papel com a inscrição “acorda Brasil, estamos com vocês”. De acordo com o site, os pilotos não foram identificados, mas teriam enviado a imagem para colegas.
Na nota oficial enviada a CartaCapital, a FAB se distancia das manifestações, que incluíram ataques ao Congresso e a prédios federais, como o do Itamaraty, em Brasília. “Vale ressaltar que a mensagem contida na foto em questão não representa um posicionamento da instituição.”
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


