Política

Opinião pública sem viés

CartaCapital passa a publicar uma série de pesquisas do Vox Populi sobre temas centrais na agenda dos brasileiros

Opinião pública sem viés
Opinião pública sem viés
Na primeira rodada serão testados os nomes de Dilma, Aécio, Campos, Serra e Marina nas eleições para a presidência
Apoie Siga-nos no

Tudo começou a partir de uma constatação do sociólogo Marcos Coimbra, presidente do Instituto Vox Populi e colunista de CartaCapital: as pesquisas de opinião são pouco e mal utilizadas no Brasil. “Colher a avaliação dos cidadãos é comum nos países mais desenvolvidos. Aqui, os levantamentos são esporádicos, feitos em datas aleatórias, salvo no ano de eleições”, explica. “Talvez porque a mídia brasileira prefira decretar uma ‘verdade’ a ouvir o que a população realmente pensa sobre determinado assunto.”

Nasceu assim uma nova parceria entre o instituto e a revista. A partir da próxima edição, que chega às bancas nesta sexta-feira 21, CartaCapital passa a publicar uma série de pesquisas do Vox Populi de forma regular, em datas predeterminadas – e não na esteira de um fato excepcional. No site cartacapital.com.br alguns dados da pesquisa serão publicados também na manhã desta sexta-feira 21.

Até o fim deste ano, o levantamento será realizado a cada dois meses e terá duas partes. Uma, repetida em suas linhas gerais a cada rodada, vai avaliar a popularidade do governo federal e da presidenta Dilma Rousseff, além de colher a opinião dos eleitores sobre a qualidade das principais políticas públicas, entre elas segurança, educação e saúde. Também medirá a intenção de voto em prováveis e possíveis candidatos à Presidência da República. Na primeira rodada, cujo resultado estará nas bancas em São Paulo na sexta-feira 21 e no restante do Brasil no sábado 22, constarão da lista de presidenciáveis, em simulações distintas, Dilma Rousseff, Marina Silva, Aécio Neves, José Serra e Eduardo Campos. Esta seleção pode mudar nas enquetes posteriores, a depender do desenrolar do jogo político.

Uma parte variável da pesquisa, modificada a cada levantamento, pretende colher a opinião dos brasileiros sobre temas em debate na sociedade. Nesta primeira enquete, quando serão ouvidos 2,2 mil cidadãos em 180 cidades de todos os estados (à exceção de Roraima e do Distrito Federal), os entrevistados vão opinar a respeito da redução ou não da maioridade penal e em que medida estão preocupados com a inflação. A redação de CartaCapital, em parceria com o Vox Populi, definirá os temas a serem abordados nas rodadas posteriores. Será uma oportunidade de traçar um rico painel da opinião pública de forma geral e do posicionamento de determinados segmentos, divididos por classe, renda e escolaridade, por exemplo.

“O objetivo é fornecer um quadro mais realista do humor dos brasileiros em relação ao governo e a certos temas e permitir uma leitura mais precisa, sem viés, do sentimento da população naquele momento. Essa parceria não está engajada em nenhum projeto político ou partidário”, afirma Coimbra.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo