Saúde
É o maior colapso sanitário e hospitalar da história do Brasil, diz Fiocruz
Para evitar colapso total do sistema de saúde, pesquisadores defendem a adoção rigorosa de ações de prevenção e controle


A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou na terça-feira 16, por meio do Observatório Covid-19, que o Brasil passa pelo “maior colapso sanitário e hospitalar da história”.
[leia-tbm id=”192270,192491,192456
O boletim mostra que, no momento, dos 27 estados, 24 e o Distrito Federal estão com taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 iguais ou superiores a 80%. De acordo com o documento, 15 estados aparecem com taxas iguais ou superiores a 90%.
Em relação às capitais, 25 das 27 estão com índices iguais ou superiores a 80%, sendo 19 delas superiores a 90%.
O País, nas últimas semanas, bateu recordes diários de mortes pela doença. Nas últimas 24 horas, morreram 2798, de acordo com o levantamento do consórcio de veículos de imprensa.
Para evitar um aumento ainda maior nos casos de Covid e o colapso total do sistema de saúde brasileiro, especialistas defendem a adoção rigorosa de ações de prevenção e controle. Eles enfatizam também a necessidade de ampliação das medidas de distanciamento físico e social, o uso de máscaras em larga escala e a aceleração da vacinação.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Novas variantes do coronavírus têm melhor adaptação aos humanos e preocupam cientistas
Por Alexandre Putti
Senado convidará novo ministro da Saúde para esclarecer medidas contra Covid
Por Alisson Matos