Mundo

Suécia é mais um país que suspende uso de vacina da AstraZeneca

A Organização Mundial da Saúde, que reúne hoje seu grupo de especialistas, considera que a vacinação com esse imunizante deve continuar

O laboratório AstraZeneca. Foto: Paul ELLIS/AFP
Apoie Siga-nos no

As autoridades sanitárias suecas anunciaram, na terça-feira 16, a suspensão do uso da vacina anticovid da AstraZeneca, seguindo, assim, os passos de vários países da União Europeia (UE) preocupados com seus possíveis efeitos colaterais.

Em nota, a Agência de Saúde Pública (FHM) disse que suspendia o uso da vacina “como medida de precaução” diante de relatos de “possíveis efeitos colaterais” e até que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) conclua sua investigação.

Segundo o epidemiologista sueco Anders Tegnell, questionado pela agência de notícias sueca TT, os 10 a 20 casos de hemorragia registrados na Europa após a vacinação representam a principal preocupação das autoridades de saúde locais.

Embora vários países europeus tenham suspendido a vacina após informes de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas com o fármaco da AstraZeneca, a FHM afirmou que não se registrou nenhum efeito colateral grave na Suécia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), que reúne hoje seu grupo de especialistas, considera que a vacinação com esse imunizante deve continuar.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo