Política
Confira fotos dos protestos contra preços do transporte
Movimentações ocorreram em diversas cidades do Brasil. Em São Paulo, PM lançou bombas de gás lacrimogêneo contra manifestantes


Protestos contra o aumento da passagem do transporte público tomaram as ruas de São Paulo e Rio de Janeiro, as duas maiores cidades do Brasil, nesta quinta-feira 13. Manifestações também foram registradas em Santos (SP) e Porto Alegre.
Em São Paulo, a manifestação começou em frente ao Theatro Municipal e terminou com a polícia lançando bombas de gás lacrimogêneo contra os manifestantes quando estes entravam na Avenida Paulista, no centro da cidade.
Dois jornalistas da Folha de S.Paulo foram baleados, enquanto realizavam a cobertura das manifestações. Giuliana Vallone e Fábio Braga levaram tiros de bala de borracha nos olhos. Outros cinco jornalistas da Folha também foram atingidos. O jornal não divulgou seus nomes.
Também nesta quinta-feira, o repórter Piero Locatelli, de CartaCapital, foi preso pela Polícia Militar enquanto realizava a cobertura das manifestações. Após duas horas detido de forma arbitrária, Piero foi liberado.
Confira as imagens dos protestos pelo Brasil.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.