Política
Vereador e filho são assassinados em Duque de Caxias, no Rio
Danilo do Mercado (MDB) e Gabriel da Silva foram surpreendidos por atiradores que estavam dentro de um carro


Um vereador de Duque de Caxias (RJ) e seu filho foram mortos a tiros na última quarta-feira 10 no bairro Jardim Primavera.
Danilo Francisco da Silva, o Danilo do Mercado (MDB), e Gabriel da Silva foram surpreendidos por atiradores que estavam dentro de um carro. A ação, segundo a Polícia Civil, tem indícios de emboscada.
O vereador foi alvo de uma ação da Polícia Civil no ano passado pela suspeita de chefiar um grupo de extermínio no município. Segundo as investigações, Danilo supostamente teria ordenado a morte de três pessoas, uma delas por ter se negado a vender um imóvel a ele. As duas outras vítimas teriam sido mortas por estarem no local no momento da execução.
Com a morte de Danilo, quem assume a cadeira na Câmara é a vereadora Fernanda da Costa (MDB-RJ), filha do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar.
Fernanda assumiu mandato em janeiro após um vereador da sigla eleito para a Câmara ser nomeado secretário na gestão do prefeito Washington Reis (MDB). Ela é ré em uma ação penal sob acusação de ser o ‘braço social e político’ do pai.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.